chammo49-l

Não foi à toa que escolhi o nome da minha marca. A Camomila é uma das ervas mais utilizadas pelas mamães e seus bebês e está entre as minhas favoritas.  Seja em forma de chá como sugere o endereço do site ou em outras versões, o nome Camomila nos remete a calma, serenidade e cuidado.

Para as mamães interessadas em saber mais sobre o uso e aplicação dessa planta, recolhi algumas informações baseadas nos livros Aprendendo com a Mãe Terra , Mães, Pais e seus Bebês e A Vida do Bebê. Deixo aqui algumas receitas e dicas de como usar essa erva maravilhosa:

Chá de Camomila  para bebês

O uso do chá de Camomila em bebês é muito comum e amplamente difundido. Suave, é recomendado para aliviar cólicas e para ajudar a criança a ter um sono tranquilo. Deve ser oferecido somente após a liberação do pediatra para ingestão de chás.

200 ml de água

1 colher das de chá (5g) de camomila

Ferva a água juntamente com a camomila e coe em seguida. Espere esfriar e ofereça ao bebê. Evite usar açúcar, que além de levar a futuras cáries pode piorar o estado da cólica.

Banho de imersão

O banho de imersão em chá de camomila pode ser muito relaxante para mamães e bebês. Coloque um punhado equivalente a duas ou três xícaras de chá em 1 litro de água quente. Coe, espere amornar ou junte o líquido quente a água fria para ajustar a temperatura. No caso de bebês, a temperatura ideal deve ser entre 37°C e 36°C - para testar a temperatura, coloque o punho ou o cotovelo na água, que estar apenas morna.

Compressa de chá de camomila

Ao amamentar, os mamilos podem criar rachaduras. Compressas geladas de chá de camomila ajudam na cicatrização e têm ação antiinflamatória. Faça o chá e guarde na geladeira. Também pode ser usado para aliviar as olheiras e acredite, nos primeiros meses você vai precisar!! :)





This work by Letícia Pacheco is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Brazil.